ETIQUETA SOCIAL - Curso Recepcionista

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ETIQUETA SOCIAL

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Etiqueta Social

     Quando o recepcionista apresenta um conjunto harmônico de boas maneiras, bons costumes, boas atitudes, gestos próprios, palavras certas, tom de voz adequado, além da fisionomia e traje corretos, isso facilita as relações humanas, tornando-as mais agradáveis e simpáticas. Melhora o relacionamento em todos os níveis.
         
  •      O cumprimento é obrigatório tanto ao chegar quanto ao sair do seu local de trabalho. Um “bom dia” dito num tom agradável e atencioso é mais do que suficiente para começar um bom dia de trabalho. Peça aos colegas notícias de suas famílias, mas evite as questões indiscretas.
         
  •      Se for falar ao seu patrão, peça licença antes de entrar na sala e mantenha-se de pé enquanto fala com ele. Caso seja necessário faltar, explique-se corretamente com o seu supervisor. Não minta e não fique falando de problemas pessoais na sua empresa. Lembre-se: a vida no escritório e a vida privada nada tem em comum.
         
  •      Não impeça os outros de trabalhar para contar o filme a que assistiu ou os seus projetos para o final de semana.
        
  •      Se alguém muito superior ao seu cargo lhe dirigir a palavra para uma ordem ou recomendação, fique de pé para ouvir se não tiver nenhuma cadeira para lhe oferecer.
         
  •      Mesmo que você seja íntimo do seu patrão, não o trate com intimidade no trabalho.
         
  •      Não adquira o hábito desagradável de reclamar por tudo ou por nada e não discuta as ordens recebidas.
        
  •       Mantenha a postura ereta quando sentada em sua cadeira de trabalho. Além de proporcionar boa saúde para a sua coluna, faz com que você fique elegante. Uma postura correta transmite harmonia, elegância e saúde. A boa postura é essencial para o bom funcionamento dos órgãos, evitando o aparecimento de deformidades e proporcionando melhor circulação sangüínea.
         
  •      Mantenha o seu lugar de trabalho limpo e organizado. Isso também faz parte da boa educação e, com certeza, será percebido por todos.
         
     Seja prestativo com todos, na sua empresa. Seja generoso. Nunca sugira que só está fazendo o favor para obter retribuição.
        
  •      Quando for pedir ajuda a alguém, faça-o de tal maneira que a pessoa não se sinta obrigada a te ajudar. 
  •      Quando um colega te ajudar e você não puder retribuir imediatamente, agradeça o favor com um pequeno presente, um almoço, um livro, um objeto de mesa ou uma caixa de bombons.
        
  •      Procure guardar a data de aniversário de seus colegas de trabalho e dos seus superiores. É sempre elegante enviar um cartão de felicidades nesse dia.
        
  • Quando conversar com alguém, procure olhá-lo nos olhos. Quando você olha transmite segurança e atenção. 
         
  • Quando falamos, geralmente, usamos gestos para acompanhar a fala. Procure não usar gestos exagerados. 
         
  • Procure manter a fisionomia sempre serena e sorria sempre. Isso é contagiante. Mantenha o autocontrole emocional e não se irrite. Um recepcionista temperamental não tem lugar em nenhuma empresa.
        
  • Cultive sempre a paciência. A pessoa paciente tem inteligência emocional. Você ficará sabendo que é paciente quando uma pessoa lhe fazer uma mesma pergunta várias vezes,e, na última, você lhe responder com o mesmo tom de voz da primeira vez.
        
  • Quando falar com alguém, preocupe-se com o seu tom de voz. Nunca fale alto demais ou baixo de mais que dificulte que os outros lhe ouçam. Também não fale rápido ou devagar demais.
         
  • Quando falar ao telefone, antes de retirar o fone do gancho, respire fundo, sorria e não permita que o seu tom de voz deixe de passar nenhuma emoção negativa.
        
  • Ao telefone, não remeta o cliente de uma seção para a outra só porque decidiu que ele é um chato.
         
  • Tente sentir como a outra pessoa se sente em determinadas situações para compreendê-la, ante de tomar qualquer atitude.
         
  • A linguagem usada deve ser respeitosa e simples. Não use palavras em outras línguas quando tiver alguém que não as entenda. Não use gírias ou palavrões.
        
  • Use sempre por favor, bom dia, boa tarde,e boa noite, com licença, obrigada e desculpe-me.
         
  • Seja objetivo nas conversas com clientes e colegas de trabalho.
        
  •      Fumar faz mal a saúde. No entanto se você fuma, não pode, em hipótese alguma, incomodar os outros. Não fume na presença de clientes e jamais jogue cinzas no chão, em pires ou em copos. Fume em um local afastado, no seu horário de folga.
        
  • Seja sempre amável e gentil. Esteja sempre pronto a dar informações corretas. Respeite cada indivíduo como eles são. Não faça discrição entre os seus colegas ou clientes. Mostre interesse sempre que alguém lhe dirigir a palavra
        
  • Deixe todos os problemas pessoais em casa. Nada pode interferir na qualidade o seu trabalho.
        
  • A higiene corporal é de grande importância, pois transmite um aspecto saudável e cuidadoso.
         
  • O vestuário é o símbolo extremo da nossa elegância, refletindo nossa personalidade e influenciando nos contatos pessoais e profissionais. O traje deve ser confortável, bem cuidado e que se tenha bom senso ao usá-lo. Use de uniforme é ideal, pois transmite imagem de organização e cuidado da empresa.
        
  • Existe também elegância on-line. Em primeiro lugar, responda todos os e-mails e não perturbe os outros com correntes de piadinhas.
        
  • Nunca deixe visível a lista de pessoas para a qual você enviou uma mensagem.
        
  • Evite saudações pomposas como ilustríssimo senhor. Utilize Sr. ou Srª.
 
 
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