Etiqueta Social
Quando o recepcionista apresenta um conjunto harmônico de boas maneiras,
bons costumes, boas atitudes, gestos próprios, palavras certas, tom de voz
adequado, além da fisionomia e traje corretos, isso facilita as relações
humanas, tornando-as mais agradáveis e simpáticas. Melhora o relacionamento em
todos os níveis.
- O
cumprimento é obrigatório tanto ao chegar quanto ao sair do seu local de
trabalho. Um “bom dia” dito num tom agradável e atencioso é mais do que
suficiente para começar um bom dia de trabalho. Peça aos colegas notícias de
suas famílias, mas evite as questões indiscretas.
- Se for
falar ao seu patrão, peça licença antes de entrar na sala e mantenha-se de pé
enquanto fala com ele. Caso seja necessário faltar, explique-se corretamente
com o seu supervisor. Não minta e não fique falando de problemas pessoais na
sua empresa. Lembre-se: a vida no escritório e a vida privada nada tem em
comum.
- Não
impeça os outros de trabalhar para contar o filme a que assistiu ou os seus
projetos para o final de semana.
- Se alguém
muito superior ao seu cargo lhe dirigir a palavra para uma ordem ou
recomendação, fique de pé para ouvir se não tiver nenhuma cadeira para lhe
oferecer.
- Mesmo que
você seja íntimo do seu patrão, não o trate com intimidade no trabalho.
- Não
adquira o hábito desagradável de reclamar por tudo ou por nada e não discuta as
ordens recebidas.
- Mantenha
a postura ereta quando sentada em sua cadeira de trabalho. Além de proporcionar
boa saúde para a sua coluna, faz com que você fique elegante. Uma postura
correta transmite harmonia, elegância e saúde. A boa postura é essencial para o
bom funcionamento dos órgãos, evitando o aparecimento de deformidades e
proporcionando melhor circulação sangüínea.
- Mantenha
o seu lugar de trabalho limpo e organizado. Isso também faz parte da boa
educação e, com certeza, será percebido por todos.
Seja
prestativo com todos, na sua empresa. Seja generoso. Nunca sugira que só está
fazendo o favor para obter retribuição.
- Quando
for pedir ajuda a alguém, faça-o de tal maneira que a pessoa não se sinta
obrigada a te ajudar.
- Quando um colega te ajudar e você não puder retribuir
imediatamente, agradeça o favor com um pequeno presente, um almoço, um livro,
um objeto de mesa ou uma caixa de bombons.
- Procure
guardar a data de aniversário de seus colegas de trabalho e dos seus
superiores. É sempre elegante enviar um cartão de felicidades nesse dia.
- Quando
conversar com alguém, procure olhá-lo nos olhos. Quando você olha transmite
segurança e atenção.
- Quando
falamos, geralmente, usamos gestos para acompanhar a fala. Procure não usar
gestos exagerados.
- Procure
manter a fisionomia sempre serena e sorria sempre. Isso é contagiante. Mantenha
o autocontrole emocional e não se irrite. Um recepcionista temperamental não
tem lugar em nenhuma empresa.
- Cultive
sempre a paciência. A pessoa paciente tem inteligência emocional. Você ficará
sabendo que é paciente quando uma pessoa lhe fazer uma mesma pergunta várias
vezes,e, na última, você lhe responder com o mesmo tom de voz da primeira vez.
- Quando
falar com alguém, preocupe-se com o seu tom de voz. Nunca fale alto demais ou
baixo de mais que dificulte que os outros lhe ouçam. Também não fale rápido ou
devagar demais.
- Quando
falar ao telefone, antes de retirar o fone do gancho, respire fundo, sorria e
não permita que o seu tom de voz deixe de passar nenhuma emoção negativa.
- Ao
telefone, não remeta o cliente de uma seção para a outra só porque decidiu que
ele é um chato.
- Tente
sentir como a outra pessoa se sente em determinadas situações para
compreendê-la, ante de tomar qualquer atitude.
- A
linguagem usada deve ser respeitosa e simples. Não use palavras em outras
línguas quando tiver alguém que não as entenda. Não use gírias ou palavrões.
- Use
sempre por favor, bom dia, boa tarde,e boa noite, com licença, obrigada e
desculpe-me.
- Seja
objetivo nas conversas com clientes e colegas de trabalho.
- Fumar faz
mal a saúde. No entanto se você fuma, não pode, em hipótese alguma, incomodar
os outros. Não fume na presença de clientes e jamais jogue cinzas no chão, em
pires ou em copos. Fume em um local afastado, no seu horário de folga.
- Seja
sempre amável e gentil. Esteja sempre pronto a dar informações corretas.
Respeite cada indivíduo como eles são. Não faça discrição entre os seus colegas
ou clientes. Mostre interesse sempre que alguém lhe dirigir a palavra
- Deixe
todos os problemas pessoais em casa. Nada pode interferir na qualidade o seu
trabalho.
- A higiene
corporal é de grande importância, pois transmite um aspecto saudável e cuidadoso.
- O
vestuário é o símbolo extremo da nossa elegância, refletindo nossa
personalidade e influenciando nos contatos pessoais e profissionais. O traje
deve ser confortável, bem cuidado e que se tenha bom senso ao usá-lo. Use de
uniforme é ideal, pois transmite imagem de organização e cuidado da empresa.
- Existe
também elegância on-line. Em primeiro lugar, responda todos os e-mails e não
perturbe os outros com correntes de piadinhas.
- Nunca
deixe visível a lista de pessoas para a qual você enviou uma mensagem.
- Evite
saudações pomposas como ilustríssimo senhor. Utilize Sr. ou Srª.